O derradeiro pedal de 2012: São Luiz do Purunã

O derradeiro pedal de 2012: São Luiz do Purunã

31 de dezembro de 2012 4 Por Renato

Marquei em buscar a bicicleta hoje, eu a tinha deixado para trocar os aros e instalar freios hidráulicos a disco, com o Harry (Schmidt Bikes) em Campo Largo. A oficina fica no Itaqui, quase no pé da serra de São Luiz do Purunã. Como a tentação é maior que o capacidade física, lá fui eu escalar a serra antes de voltar para casa. Motivo mais do que suficiente para fazer o derradeiro pedal de 2012.

Com a rodovia vazia foi uma tranquilidade só. Na subida passaram por mim 3 speedeiros que logo sumiram de vista, acredito que tenha entrado na estrada do cimentão e foi só. O clima também ajudou, encoberto com um pouco de pingos na subida e serração lá em cima, no pedágio.

pedal 2012 Purunã

Parei no ponto de ônibus para descansar e secar o suor, que mesmo sem sol, pingava da minha cabeça a toda hora. Lá no pedágio um bom vento ajudou a refrescar. Dei um tempo e comecei a descer. No bem bom da descida, experimentado os novos freios, são ótimos, passei por uma garrafa quebrada e, advinha? Furei o pneu. Troquei a câmera de ar e me bati um pouco para colocar a roda no lugar. Tentei encher o pneu, mas a bomba que carrego é uma… bomba! Deu para quebrar o galho. Mas 4 speedeiros passarm enquanto eu trocava o pneu. pergunta se eles ofereceram ajuda?

pedal 2012 Purunã

Toquei assim mesmo, por que no final da descida tem um posto, onde calibrei os pneus e continuei a pedalada. Nesse ponto o joelho começou a incomodar. Não o joelho em si, mas os ligamentos da lateral (ou colateral) começaram a queimar. Daí eu parava, alongava, subia na bicicleta e pedalava até doer novamente.

Parada ali na Rondinha para uma salada de fruta e voltei logo a pedalar. Atravessei o parque Barigui, deserto em pleno meio-dia, e logo a última subida antes da rua Manoel Ribas. Dali para a frente, só descida.

Resumindo: 57,7 km, 2:43 h, velocidade média de 21 km/h e uns 800 metros de subida acumulada. Um bom pedal de encerramento do ano de 2012.

Vejo o track em Itaqui – Pedágio Purunã – Curitiba no EveryTrail.

Share