Ciclista vence o 2° desafio intermodal

Deu na Gazeta:

Um ciclista venceu o segundo Desafio Intermodal realizado nesta quarta-feira (28), em Curitiba. Assim como na primeira edição do evento, realizado em outubro do ano passado, a bicicleta foi o meio de transporte mais eficiente para ser usado na cidade em horário de pico, quando milhares de curitibanos ficam presos no trânsito.

Participaram do desafio quatro ciclistas, dois usuários de ônibus, um skatista, um motociclista, um pedestre, um motorista de carro e um usuário de táxi. O participante que estava no carro foi o sexto colocado e o que estava de táxi chegou em último lugar.

Todos os participantes saíram às 18 horas da Rua Augusto Stresser, no Juvevê, passaram pela câmara municipal e foram até a prefeitura, no Centro Cívico. O ciclista Alex Mayer fez o trajeto de cerca de 6,7 quilômetros em 18 minutos e foi o primeiro a chegar. O segundo colocado, Gunnar Thiessen, também é ciclista e chegou um segundo depois do primeiro. A diferença é que a bicicleta de Gunnar era uma roda-fixa, modelo pouco comum, com apenas uma marcha.

Mayer que é atleta profissional não teve dificultes com o esforço físico exigido pelo desafio. Para ele o maior problema foi ter de dividir o espaço com os carros nas ruas. O único trecho com ciclovia em todo o trajeto foi no Passeio Público, no centro da cidade. Mesmo assim, Mayer disse que o local é mal iluminado para o tráfego no período da noite.

Apesar de ser profissional, o vencedor do desafio também usa a bicicleta como meio de transporte. Ele afirma que é mais econômica, saudável e eficiente. “Eu tenho carro, mas prefiro deixar na garagem e sair de bicicleta”, conta.

O participante que estava de carro foi o sexto colocado, completando o trajeto em 32 minutos. Ele ficou atrás do skatista e de outros dois ciclistas. No primeiro desafio o carro foi o último colocado no desafio. Desta vez, a moto, o pedestre, dois usuários de ônibus e um de táxi chegaram depois. O último colocado demorou 46 minutos para chegar ao ponto final, quase meia hora depois do primeiro participante.

Desafio

O Desafio Intermodal foi organizado pelo grupo Bicicletada-Curitiba em parceria com o Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo os idealizadores o objetivo do evento é mostrar a necessidade de uma política urbana de mobilidade que dê ao transporte não-motorizado a devida atenção.

O primeiro Desafio Intermodal foi realizado no ano passado. Na ocasião, uma das bicicletas participantes venceu a corrida. E ainda: os resultados finais do desafio mostraram que, além de mais rápida, a bicicleta é o veículo mais eficiente a ser usado na cidade em horário de pico. Para o grupo, os resultados não demonstram, necessariamente, a supremacia da bicicleta, mas a inviabilidade de se planejar a cidade tendo o carro como prioridade.

Veja o vídeo da reportagem da RPC:

Fonte: Gazeta do Povo

Share