Desafio Intermodal em Curitiba

Email recebido hoje:

Nós, do movimento internacional Bicicletada, a fim de mostrar de maneira independente a viabilidade e a necessidade urgente de que nossa cidade adote uma política pró-mobilidade limpa e igualitária o mais rápido possível, promoveremos nesta quarta-feira dia 10 de outubro às 18:00h, um Desafio Intermodal.

O Desafio Intermodal terá a participação de:

  • 2 ciclistas;
  • 1 motorista;
  • 1 motociclista;
  • 1 usuário do transporte público;
  • 1 pedestre.
  • Os participantes têm como objetivo sair ao mesmo tempo (18:00h – horário de pico), utilizando seus respectivos modais de transporte, de um ponto “A”, passar por um ponto intermediário “B” e chegar a um ponto “C”.

    Tanto na saída quanto na chegada e na passagem pelo ponto intermediário “C” os participantes terão de estacionar seus veículos. O Desafio Intermodal não conta com um trajeto previamente definido e tem como única regra a observação das leis de trânsito e segurança dos usuários de cada modal envolvido.

    O fator mais interessante em fazer tal desafio na cidade de Curitiba é a falta de uma política clara de incentivo ao uso da bicicleta por parte de nossa Prefeitura, o que prejudica diretamente os cidadãos que optam por utilizar este meio limpo, prático e saudável.

    Cada vez mais nossa cidade sofre as conseqüências da poluição do ar e sonora, congestionamentos, mortes e insalubridade causados pelo uso excessivo do automóvel e o Desafio Intermodal oferece os dados necessários para que qualquer cidadão curitibano avalie e escolha da melhor forma possível seu meio de transporte levando em consideração os fatores “tempo”, “gasto de energia”, “gasto financeiro”, “impacto ambiental” e “impacto social”.

    O ponto de partida “A” escolhido foi a “Rua da Ciclofaixa” (Conhecida oficialmente por Rua Augusto Stresser) na altura do número 207.

    Os participantes terão de passar pela Câmara Municipal de Curitiba, estacionar e pegar um “Cartão de Controle” junto à entrada principal da mesma, com um membro de nossa equipe.
    Feito isso os participantes devem se dirigir até a Prefeitura Municipal de Curitiba (ponto “C”), estacionar seus modais e encontrar com o resto da equipe e com um grande grupo de ativistas e manifestantes para mostrar os resultados e dados colhidos às autoridades e reivindicar a implantação urgente de ciclofaixas, que além de garantir a segurança dos que utilizam a bicicleta como modal de transporte, incentivam seu uso em detrimento ao uso do automóvel.

    Convidamos a todos os meios de comunicação, Vereadores e cidadãos em geral que acompanhem o Desafio Intermodal junto conosco.

    Os 3 pontos possíveis e horários são os seguintes:
    Saída: Rua Augusto Stresser, 207 – 18:00h
    Passagem pelo ponto intermediário “B”: Câmara Municipal de Curitiba – 18:15-18:45 (horário estimado)
    Chegada: Prefeitura Municipal de Curitiba – 19:00-19:30 (horário estimado)

    Maiores informações e esclarecimentos:

  • Bicicletada Curitiba.
  • Share