Divulgação

Próxima segunda-feira 08/09 às 19:00 vai ter um debate sobre a malha cicloviária de Curitiba. Problemas e soluções.
Local: ANFI 101 da reitoria da UFPR

Setembro – Mês da Bicicleta em Curitiba

O mundo passa por profundas transformações. O inicio do século 21 promete ser crucial no desenvolvimento histórico do que esta por vir. A sobrevivência dos seres humanos num meio ambiente cada vez mais agredido mostra ser a grande questão que devemos responder.

Acima de tudo precisamos promover um ambiente de reflexões, criticas e analises profundas. O momento é de questionamento. Em nossos centros urbanos observamos que a primazia de políticas urbanas que favorecem os automóveis deixou conseqüências, talvez irreversíveis, na maneira em que nos relacionamos com as cidades, uns com os outros e com a natureza em geral. Nossas cidades são hostis ao pensamento, à contemplação e à saúde mental e física das pessoas. O nível crescente de insanidade no trânsito também comprova esta analise.

A ARTE, BICICLETA, MOBILIDADE é uma seqüência de ações promovidas por artistas, filósofos e professores que ira tomar conta da cidade durante um mês inteiro. Em setembro temos o inicio da primavera e uma data simbólica na luta por um paradigma urbano mais racional, criativo e menos poluente – o DIA MUNDIAL SEM CARRO, 22 de setembro. Desta forma, muitos debates, exposições, apresentações e intervenções artísticas estarão acontecendo em Curitiba, como uma forma de chamar a atenção das pessoas para esta importante questão.

No ano passado o evento foi realizado no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, e constou de uma série de importantes debates e uma exposição que reuniu o trabalho de diversos artistas locais. Neste ano a proposta é um pouco diferente. Os artistas, pesquisadores e ativistas foram convidados a criarem situações que tenham como foco o questionamento sobre a mobilidade e a inserção da bicicleta no imaginário dos cidadãos. Assim, ao invés de uma exposição acontecendo em apenas um lugar, teremos a cidade ocupada por diversas ações, que farão parte de uma programação oficial, e que, idealmente, atingirão mais pessoas e com maior abrangência.

Veja a programação no Artebicicletamobilidade e se envolva. Seja criativo e crie mais ações.

Share