Exemplos do respeito pelas bicicletas

Correu o mundo o vídeo do prefeito da capital da Lituânia, Arturas Zuokas, que passou por cima de um Mercedes Benz com um blindado. Soube-se depois que era uma filmagem para um programa televisivo. Deu o que falar, o exemplo do prefeito ficou claro. E a sua escolha também.

Disse o prefeito de Vilna:

“Eu cansei destes motoristas que estacionam seus carros de luxo em faixas de ciclistas e de pedestres. Este tanque é uma boa ferramenta para resolver o problema de estacionamento em local proibido”.

Enquanto isto, na cidade ecológica, agora da famiglia, vemos isto:

O importante é começar! Foto: Lyra.

Aqui a lei municipal permite que as construções bloqueiem as ruas da cidade com seus tapumes. Aqui mesmo, na rua onde moro, uma meia calçada foi surrupiada dos pedestres, para a construção de um prédio. Quando chove, bem azar o seu que não usa um carro, vai enlamear o seu calçado, correndo o risco de ser atropelado. É a lei!

Decreto de Curitiba-PR, nº 986 de 28/10/2004

§ 1º Os tapumes poderão utilizar, no máximo, 50% (cinqüenta (sic) por cento) da largura dos passeios, desde que a área de circulação destinada a pedestres não seja inferior a 1,50m (um metro e cinqüenta (sic) centímetros), respeitando a vegetação existente, as placas de sinalização e equipamentos urbanos.

§ 5º A área do passeio, não ocupada por tapume, deverá ser mantida conservada e sem obstáculos, para livre trânsito de pedestres.

Que tal?

Share