Garmin Edge 520: como alterar a quilometragem

Desde que comprei o Garmin Edge 520, descobri que não era possível, pelo próprio GPS, alterar a quilometragem total. Como eu só uso o Edge 520 na Lemond, eu gostaria de ter a quilometragem total rodada com a bicicleta, como eu tinha feito no 500 e no 820. Simples assim, mas a Garmin, por algum motivo, não liberou esta funcionalidade neste GPS.

Depois de rodar a internet procurando como fazer, achei uma solução paga que não me interessa (http://fitfilerepairtool.info) e que só roda no Windows, e uma online (http://garmin.kiesewetter.nl) que está dando erro direto, mas já fiz funcionar, porém não sabia de um detalhe muito pequeno e que faz toda a diferença. De qualquer forma, se este site estiver funcionando e você conseguir o upload do seu arquivo Totals.fit sem dar erro, basta seguir as instruções dadas lá e ler o final deste artigo, para ver como fazer funcionar o arquivo modificado.

Como fazer:

Vamos para o método que fiz a partir do site do do Kiyozaku Suto. Ele criou uma classe em Perl chamada Garmin::Fit para poder ler e alterar os arquivos FIT. Esta extensão de arquivo é para um arquivo binário criado pelo consórcio ANT que é um Bluetooth de baixa potência para comunicação de dispositivos em geral, muito comum nos GPS e sensores do utilizados no ciclismo.

Antes de mais nada verifique se o seu computador tem o Perl instalado. As distribuições linux e Mac OS já vem com o compilador ou interpretador instalados. Baixe, para o seu comutador e coloque em uma pasta de fácil acesso, os arquivos GarminFIT-0.28.tar.gz, fitdump-0.06.tar.gz e fitsed-0.09.tar.gz a partir da página da classe GarminFIT. Extraia os arquivos ali mesmo e coloque os seus arquivos que deseja alterar, no meu caso, eu coloquei na mesma pasta o arquivo Totals.fit.

Para ver o conteúdo basta rodar o seguinte comando no terminal: perl fitdump Totals.fit. Como resultado, vem a listagem de todo o conteúdo do arquivo Totals.fit. Cuidado, é recomendável fazer isto somente em arquivos pequenos! Veja o resultado desta ação:

Quilometragem Edge

Saída do fitsed.

Observe que entre outras coisas tem um campo com o odômetro mostrando a quilometragem total. Existem vários perfis que você pode ter criado no seu edge 520. Eu tenho apenas três: os dois que são padrão, o Race e Train, e o criado por mim e chamado Lemond. Quando eu rolo a tela do terminal vejo exatamente estes perfis, além dos outros possíveis, porém vazios.

Se você olhar na sequência, onde está escrito Local message type: 2, o campo distance mostra o número 1185391, seguido pela letra minúscula m. Esta é quilometragem total marcado pelo Edge 520 em todos os perfis, para ter o valor em km basta dividir por mil: 1.185,391 km! Este número está baixo porque, dias destes, o Edge 520 deu um bug e fiz um hard reset onde se apaga tudo e voltam as configurações de fábrica. Se eu soubesse antes o que aprendi recentemente, a quilometragem estaria com o valor desde que liguei o aparelho a primeira vez.

Ao rolar a tela do terminal mais para baixo você encontrará várias mensagens similares, onde o campo mask vai sendo incrementado, um número para cada perfil. Veja que o profile_name vai mostrar Lemond, Race e Train e vazio para os demais.
Então o mask=0 é o totalizador, o mask=1 é para o perfil Lemond, o mask=2 é para o perfil Race e assim por diante. Lembrando que Lemond foi um perfil que criei para a minha bicicleta. Em seu GPS deve haver pequenas modificações nesta nomenclatura.

Tentei de várias formas, com meus precários conhecimentos de computação, trocar somente o campo que estou interessado, mas todos os campos distance foram modificados, infelizmente. Depois que liguei o Edge 520 zerei os contadores dos outros perfis via o próprio dispositivo.

Assim o comando para alterar a quilometragem do odômetro é este:

./fitsed totals.distance=12345678 m Totals.fit totalnovo.fit

Observe que o número 12345678 será trocado para 12345.6 km no odômetro do Edge e o arquivo Totals.fit não será modificado e sim criado um novo arquivo totalnovo.fit.

Veja a tela do terminal quando rodo o fitdump no novo arquivo:

Edge quilometragem

Saída do fitsed no novo arquivo.

O mais importante!

Agora a parte mais importante! Transfira este arquivo novo para a pasta NewFiles do seu Edge 520 e troque o nome para Totals.fit. Os arquivos colocados nesta pasta serão automaticamente atualizados nos seus respectivos locais. Não adianta trocar o arquivo original na pasta Totals pelo arquivo renomeado, não irá mudar nada. Se fizer assim como expliquei, a modificação acontecerá na próxima vez que você ligar o Edge 520.

Veja como ficou o odômetro depois de alterado de 1185,3 para 26576,3 km:
Edge quilometragem

Share