GPS para bicicletas

A Quarq pretende revolucionar o conceito de informação para o ciclista. Com o conjunto Quarq Cinquo CinQo/Qranium (eta nomezinho complicado) tem-se uma completa avaliação da potência, torque, cadência, velocidade, freqüência cardíaca, altitude, posição e as outras funções que qualquer ciclocomputador tem.

ciclocomputador Qranium

O computador/mostrador Quarq Qranium.

O computador, como eles chamam, pode ser montado diretamente no guidão, tanto na posição em pé , como na posição deitada. O display é monocromático com iluminação noturna e tem uma boa visibilidade (320×240). A transferência de dados é por rádio freqüência digital (2.4 GHz), 4 canais. O sistema operacional é Linux 😉 e o software é open source. O GPS tem processador SiRF Star III low power, 20 canais paralelos para tracking e sensibilidade -159 dBm em tracking.
Tudo isto com 512 Mb de memória flash nand.

Sensor Cinqo

O sensor Cinqo.

A parte de sensoreamento é feita pela aranha, que é presa ao pedivela, e seus strain gages que medem o torque e a cadência. Os sensores são de alta-precisão e baixo consumo de energia. O conjunto é alimentado por uma bateria CR2450 de fácil troca, sem ferramentas.

Aranha cinqo

A aranha montada em pedivela FSA.

Atualmente, a aranha é fornecida para os seguintes modelos de pedivela: FSA Team Issue, SRAM S900, Bontrager Race X Lite, Truvativ Rouleur Carbon. Em um futuro próximo a Quarq vai atender os demais fabricantes de pedivelas. Peso com bateria 160 g.

O sistema de comunicação usa o protocolo ANT+Sport, que é um padrão para comunicação sem fio (wireless) a 2,4 GHz. Este padrão permite que vários desenvolvedores trabalhem independemente fornecendo produtos e serviços intercambiáveis. O novo GPS Garmin Edge 705 usa o mesmo padrão.

Preço da brincadeira: o computador Qranium sai por US$ 995,00 e o sensor a bagatela de US$1.195,00. Já deu para ver que isto está ao alcance apenas de equipes profissionais ou ciclistas muito abonados. Definitivamente, não serve para nós, mortais!

Além disto o conjunto concorre ainda em um concurso de design dada a característica inovadora do produto.

Para saber mais:

Share