Mais espaço para os ciclistas

bike lane

No jornal Paraná TV 1ª Edição, da RPC, uma notícia chamou a atenção: o vereador Zé Maria propõe a criação de faixas preferenciais para ciclistas. Veja o vídeo da notícia aqui. Ou no Youtube:
[youtube=http://www.youtube.com/v/oTB4hwaJX2U]

No site do vereador encontrei o projeto de lei de sua autoria. Como procurar informações no sita da Prefeitura e da Câmara é como procurar agulha em palheiro, quando tiver mais informações eu informarei.

Zé Maria destaca que “a ciclofaixa é um ‘lembrete’ aos motoristas que se esquecem que a circulação de bicicleta está prevista no Código de Trânsito e o ciclista tem diretos também. No documento está prevista a circulação de ciclistas, quando não existir ciclovias, ciclofaixa ou acostamento, nos bordos das pistas, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a rua, com preferência sobre os veículos automotores”, diz.

Como dá para ver acima, o vereador parece desconhecer o atual CTB, que diz em seu artigo 58 o seguinte:

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Mas, pelo menos é uma luz no fim do túnel. A ver, pelo número de vezes que os vereadores se lembraram das bicicletas e dos ciclistas nos últimos tempos, estamos nos fazendo visíveis e ouvidos.

Recebi um comentário do Luis ( e esta notícia está na capa do Bicicletada Curitiba), dizendo que o projeto de Lei que obriga a criação de estacionamento de bicicletas em shopping centers e hipermercados foi vetado pelo prefeito.

Atualização: Acabo de ler no Apocalipse Motorizado que a prefeitura de Curitiba pintou (ou seria apagou) a ciclofaixa criada à revelia. Como bem diz a Lina Faria: Cruelritiba!

Para saber mais:

  • Outro projeto, com a mesma finalidade
  • Projeto prevê faixa especial para ciclistas
  • Prefeitura apaga ciclofaixas em Curitiba
  • menos carro, mais bicicleta?
  • Share