Mirante em Almirante Tamandaré

Tanto falavam neste mirante, tanto procuravam e não encontravam, tanta chuva e estradas péssimas, achávamos que o mirante era uma miragem.

Pedal combinado de última hora fomos o Luiz, o Oca e eu para almirante Tamandaré, em busca do mirante. Bicicletas limpíssimas já sabendo que o mirante só é alcançado após muito barro e lama. Dito e feito! A primeira trilha leva a uma estrada com várias árvores ainda caídas e quase intransponível. Olhei no gps e notei que mais para a frente havia uma outra que levava ao mirante. Seguimos por ela em meio ao lamaçal e carros depenados, o último deles um Ford Ka, novinho, do qual só sobrou o monobloco. E toma subida!

A região que pedalamos é muito bonita, fica ao norte de Curitiba e seu terreno é cheio de morros, com algumas plantações e criações. Para aqueles lados também há a exploração do calcário. Mas prepare-se para um sobe e desce danado.

Logo após enfrentarmos a trilha, que foi aberta por jipeiros e trilheiros, mas que encontra-se abandonada, chegamos ao topo do morro, e a visão ali de cima é de tirar o chapéu. Pena que as fotos não revelam o que vimos.

O Luiz comendo castanhas e olhando Curitiba!

Os pedaleiros que se aventuram pelo mirante.

Para voltarmos tínhamos a opção de voltar o trecho ou seguir em frente, pelos campos, pois a rodovia estava logo em baixo. Escolhemos esta opção e ainda passamos por uma ruína, mas a partir dali é uma pirambeira que acaba em um matagal. Pior, as motos abriram facões bem profundos e o mato tomou conta, ou seja, a maior parte do caminho vínhamos empurrando a bike. Eu não vi, mas dizem que o Luiz comprou um terreno, naquele morro.

Chegamos à rodovia e a partir daqui foi um pedal burocrático, por asfalto até Curitiba. Pausa para um caldo de cana sensacional, ali quase na saída obrigatória para os caminhões, antes de chegar no topo da subida. Recomendo!

Mirante Alm. Tamandaré at EveryTrail
EveryTrail – Find hiking trails in California and beyond

Atualização: Conforme nosso montanhista esta região chama-se Morro do Sumidouro. Para saber mais assista o vídeo:

Share