Rastros no céu ou na terra

Contrails são aqueles rastros deixados pelos aviões no céu. O difícil é arrumar uma palavra em português que defina bem o que é isto. É uma abreviação de condesation trails, ou seja trilhas de condensação dos vapores que são despejados pelas turbinas. Como na foto abaixo:

contrails

Mas o que tem isto com bicicletas? É que agora você pode deixar contrails no asfalto!

Pepin Gelardi e Teresa Hermann desenvolveram a Contrail Biking Community Tool para um concurso. A traquitana é um depósito de giz colorido, moído, que é levado por um sistema de escovas até a roda traseira da bicicleta.

Foto: Studio Gelardi

Foto: Studio Gelardi

Os autores acreditam que este dispositivo ajude a formar comunidades de ciclistas, ou que ainda, marquem os lugares por onde é seguro trafegar. Bem, se não cumprir com isto pelo menos é uma idéia muito legal. O pessoal que anda na BR-277 pode observar os rastros que as speeds deixam no acostamento, indicando que muita gente passou por ali. Imagine agora isto tudo colorido!

Foto: Studio Gelardi

Foto: Studio Gelardi

Na foto de divulgação aparece um pneu de mountain bike, mas acredito que se adapte melhor aos slicks. E antes que me perguntem onde vende e quanto custa: não sei! Não há previsão de fabricação, nem de custo. É apenas um produto conceitual.

Share