Reveja os seus conceitos

Crescemos ouvindo que a nossa cidade é um exemplo, em termos de urbanismo, etc, etc. Nos acostumamos a isto com o ego inflado. A verdade é que após Jaime Lerner, não apareceu ninguém com coragem e vontade política suficiente para mudar o estado das coisas. E vamos vivendo sobre os louros de uma história passada, quando nossa cidade ditava o rumo das outras.

Hoje, pelo que tenho visto e sentido, queremos nos igualar a São Paulo, pelo menos na parte ruim da grande metrópole. O que é trágico por si só.

Volta e meia, rimos das desgraças latino-americanas, nos achando superiores, mais cultos, industrializados e qualquer outra besteira que não necessariamente significa qualidade de vida. Hoje quem ri de nós é Bogotá, por exemplo, através das modificações feitas por Enrique Peñalosa. Peñalosa esta para a Colômbia assim com Jaime Lerner está para Curitiba.

Assista o vídeo e morra de inveja dos nossos irmãos latinos que tiveram a coragem de mudar.

Veja o que o Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, diz:

“Quando nós construímos uma infraestrutura de qualidade para as bicicletas, além de proteger os ciclistas, nós mostramos ao cidadão que uma bicicleta de R$100,00 é tão importante quanto carros de R$50.000,00”.

Visto no TreeHugger

Share