Sanyo e sua nova bicicleta elétrica: Eneloop

sanyo eneloop bicicleta eletrica

A Sanyo lançou sua bicicleta elétrica que converte a energia excedente das descidas ou da frenagem em carga para a própria bateria. O sistema, muito parecido com a bicicleta elétrica da Panasonic, permite acumular a energia e fornecer à roda dianteira quando necessário.

A bicicleta elétrica da Sanyo será vendiada a partir de fevereiro de 2009, no Japão, por 136,290 Yen (€ 1,061). A empresa estuda lançar o produto para outros países em um futuro não declarado.

Ficha técnica:

  • Motor elétrico brushless com 250 Watts de potência;
  • Bateria: Íon-Lítio 25,9 V – 5,7 Ah;
  • Carga das baterias: 3,5 horas;
  • Peso: 22,8 kg.

e-bike_sanyo

O sistema de controle da bicicleta elétrica da Sanyo, chamado de two-wheel drive system monitora o esforço do pedal e aciona ou não o motor dianteiro. O câmbio traseiro é da Shimano, interno com três velocidades. A possibilidade de pedalar com as duas rodas fornecendo potência é similar a dos carros four-wheel drive, transmitindo maior segurança ao condutor.

A autonomia das baterias é a seguinte: não usando o sistema recarregável, 57 km; usando o apenas o sistema de frenagem, 75 km; e usando o sistema regenerativo, 100 km.

A Sanyo, que apenas fornecia componentes, resolveu entrar com tudo neste mercado promissor. No Japão, em 2007, foram comercializadas 238,000 bicicletas elétricas, e o número previsto para 2008 supera as 300,00 unidades.

Fonte: [Bike Europe].

Share