São José dos Pinhais – Tijucas

Enfim, consegui fazer o tão esperado pedal para Tijucas do Sul passando por Colônia Marcelino. Fui ontem, um dia depois do pedal promovido pela Bike Shop, e fui sozinho, uma vez que todos trabalharam na sexta, menos eu!

Da Colônia Marcelino para frente eu só havia feito um pequeno pedaço, que vai para a Faxina. Ontem, graças ao Google Earth e ao Bikely, consegui fazer a trilha, guiado pelo GPS. Vendo depois o mapa, o caminho pode ser feito, todo ele, por estradas principais, mas eu acabei desviando por plantações e estradinhas onde não passa nada, a não ser tratores.

Outro coisa interessante é que tem uma serra por ali. Pensei então que teria de subir um bocado, mas não é isto o que aconteceu. Na verdade, desde que se afasta da Colônia Marcelino, já começa uma subida e justamente no reflorestamento com pinus é quando se começa a descer.

E nesta época, cada pinheiro é garantia de pinhão no chão. Trouxe mais ou menos meio quilo.

A foto acima é de Mandirituba vendo os campos de Tijucas do Sul e a serra do Mar ao fundo (Quiriri).

Tive a sorte, ainda, de pegar uma patrola “arrumando” a estrada. Ou seja, muita terra fofa, aqueles montes de terra no meio da pista e você xingando que teve a maravilhosa idéia de patrolar a rua bem naquele dia.

Este pedal eu recomendo. Tirando a estrada da Cachoeira, em São José, que nos dias úteis é cheia de caminhões carregando areia, grama, tijolos, etc, e que fazem um poeirão danado, além de não respeitarem os ciclistas, e a estrada em Mandirituba, também com um bom tráfego, é um excelente pedal para um sábado ou domingo.

Veja aqui o mapa do trecho pedalado. No total foram 64 km, da porta da minha casa à porta da casa do Marcos, que gentilmente me deu uma carona para São José.

Share