Troca de rodas

Algo acontece comigo e meus aros: na mountain bike foram dois aros (V-zan) que perdi por problemas de fadiga na face lateral para o freio. Agora no road bike foi no furo do raio. Resultado: troca de rodas. Primeiro por que não achei o aro da Bontrager e segundo por que o cubo da roda dianteira já sofreu manutenção e teve os cônicos alterados, por motivo de desgaste.

Após uma busca na internet encontrei um par de rodas Shimano RS10 WH-RS010, modelo 2015, na loja da Trirace, aqui de Curitiba, onde fui muito bem atendido, por sinal.

Troca de rodas

Pelo que dá para ver na foto acima, o raio provavelmente foi supertracionado ocasionando a fadiga na região. A foto seguinte é a vista do outro lado da roda.

Troca de rodas

As rodas Bontrager, bem como a Shimano que comprei, trazem na sua lateral um pequeno rebaixo que serve como indicador de desgaste. No caso teria ainda vida longa se o raio não tivesse sido sobrecarregado. Comigo foram 14.800 km, fora o que rodou com o antigo proprietário!

Já as novas rodas da Shimano são muito bonitas com 20 e 24 raios nas rodas dianteira e traseira, respectivamente. Apenas a raiação que é tradicional, na disposição radial, enquanto que nas antigas Bontrager os raios ficavam paralelos dando um belo efeito.

Troca de rodas

Já rodei 825 km com as novas rodas e estou satisfeito. Com os rolamentos novos ela tem mais facilidade em ganhar velocidade e são bem rígidas. Vamos ver como será o desempenho ao longo do tempo.

Share