Ciclistas e trânsito

contramao

Hoje, pela manhã, quando me dirigia ao trabalho, quase atropelei um ciclista. E por que? Simplesmente por que o ciclista vinha pedalando na contra-mão.

Como eu estava cruzando uma via de mão única olhei apenas do lado de onde vem o tráfego. O caminho estava limpo e movimentei o carro. Vi passar um vulto pela frente e instintivamente freei o carro. Claro, o ciclista ficou bravo. Teria ele razão? NÃO! Nenhuma, o CTB é bem claro neste aspecto:

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Wrong_way_riderEntão, por que tantos ciclistas andam na contra-mão? A desculpa mais ouvida é que, assim, eles podem ver e serem vistos pelo trânsito, que é mais seguro, e blá, blá…

Mas, observe, o motorista olha apenas em direção ao trânsito, o que é lógico. Cabe ao ciclista observar a lei e usar o bom senso, pedalando de forma a se integrar ao trânsito.

Arrisco dizer que esta é uma das principais causas de colisão entre carros e bicicletas, e que a culpa, neste caso, recai totalmente sobre o ciclista.

Não querendo me eximir do xingão que dei no ciclista, fica a dica: pedale na mesma direção do tráfego. É mais seguro, suas ações podem ser previstas pelos motorista.

Share