Design e bicicleta

Lendo o Bicycle Design, site que evidencia a bicicleta e o design, fui levado à página do IDEA (International Design Excellence Awards), que é uma competição international de excelência em design, patrocinado pela Business Week e pela IDSA. Os temas para concorrer ao prêmio são os seguintes: produtos, ecodesign, design interativo, embalagens, estratégia, pesquisa e conceitos. Podem concorrer estudantes, designers e empresas.

Entre os 81 premiados de 2007 o assunto bicicleta não ficou de fora. Na categoria Mobiliário (furniture) um dos vencedores da medalha de bronze foi o paraciclo chamado de Key, com estrutural central em aço e recobrimento em espuma de poliuretano, que evita os arranhões nas bicicletas. Pode receber qualquer tipo de coloração o que permite quebrar a monotomia do mobiliário urbano, tão cinza quanto a própria cidade.

Key bicycle rack

Autor: Josep Serra. Crédito: Lagranja Design (Spain) and Santa Cole (Spain).

No tema design conceitual o capacete Cascuz destina-se ao uso urbano, quebrando a ditadura do desenho aerodinâmico, mesmo para quem se desloca a no máximo 20 km/h. A estrutura é formada por hexágonos e pentágonos e possui, na parte frontal e posterior, lanternas de sinalização que se acendem ao ciclista colocá-lo na cabeça.

Cascuz helmet

Autora: Vanessa Jespersen-Wheat. Crédito: Lunar Design.

Além de ser engenheiro, e como quase todo ciclista, adoro ferramentas, e este redesenho da chave combinada, a Revolutionized Wrench está aí para mostrar que sempre há o que mudar em algo, mesmo naqueles objetos que achamos que já estão bem definidos. Segundo o autor desta obra de arte, a melhora da ergonomia permite apertos superiores (torque), evita aqueles indesejáveis deslizamentos da mão, que ocorrem quando aplica-se forças muito elevadas e seu desenho esbelto permite à chave entrar em locais bem difíceis.

Revolutionized Wrench

Autora: Richard Macor, IDSA. Crédito: Proprietary Technologies, Inc.

Share