Tijucas do Sul – Agudos do Sul

O Marcos e Giovane convidaram-me para um pedal em Tijucas do Sul. Lá fui eu em direção à Tijucas do Sul, sem saber a princípio qual caminho faríamos hoje.

sombra

O caminho escolhido foi passar por Agudos do Sul e retornar pelo Saltinho. Para isto teríamos de fazer uns 30 km de asfalto e o restante em estrada de chão. Por sorte a estrada (PR-281) está bem conservada, apesar de não ter acostamento. Passamos pela praça central, bem na hora da missa. Ainda deu para tirar uma foto.

Igreja de Agudos do Sul

Seguimos o caminho, agora tomando a rodovia que liga a BR-116 a Pien. Deste trecho em diante começamos a subir tudo o que havíamos decido. No topo de uma das subidas pegamos uma estrada que leva ao Saltinho. Aqui começou a parte boa: estrada de chão. Como todas as tardes cai um toró daqueles por lá, não tinha poeira para atrapalhar e, apesar das chuvas, a estrada se encontrava bem seca.

Ainda aproveitei para experimentar a bike do Gigio. Ele trocou um quadro Vicini por um Astro XTC, full suspension. Que maravilha, dá gosto de descer as ladeiras com esta bike. Não havia andado ainda em uma full em estrada de chão e a diferença é muito grande, pois a suspensão traseira transmite muita segurança para o piloto.

Agudos do Sul

Na foto acima, mal dá para ver, mas aquela mancha branca é Agudos! Seguindo o baile logo estávamos em Tijucas, passando pelo famoso rio da Várzea. O detalhe que neste trecho acabamos passando por Mandirituba, pois o rio é, justamente, a divisa entre estes dois municípios. O Saltinho é logo ali para baixo.

Daqui em diante seguimos pedalando e amaldiçoando o cara que fez o calçamento deste trecho da estrada: pedras irregulares, mas bota irregular nisto! A gente procura andar bem pelo canto, onde há mais areia ou terra, por que é dose para leão. Na próxima vez tiro uma foto da belezura. Depois não digam que não avisei. Quase chegando no trevo para Agudos, pegamos à esquerda e tomamos um atalho por uma bela fazenda, que entre outras coisas cria búfalos. E eles parecem não gostar muito de estranhos com roupas coloridas.

dsc02245.jpg

Depois de atravessar a fazenda, estávamos a uns 3 km da cidade. Acabou a brincadeira.

O Marcos:

Marcos

E o Gigio, com a sua full:

Gigio Astro XTC

Trecho pedalado: 54,5 km. Tempo de roda girando: 2:36 h.
Veja o percurso aqui: Tijucas do Sul – Agudos do Sul – Tijucas do Sul .

Veja todas as fotos aqui.

Share