Pode ser que ajude, mas também, mal não faz!

12 de dezembro de 2007 3 Por Renato

Apenas hoje descobri o blog da Bicicletada de Curitiba e encontrei lá uma excelente dica do Goura:

Ali na Av. Manoel Ribas, aqui em Curitiba, na igreja dos freis capuchinhos, tem uma placa que sempre me indignou. Ela diz: ´BENÇÃO DE CARROS´. Como assim?, pensava eu, os carros matam, destroem a cidade, tornam nossa vida cotidiana um inferno e ainda são abençoados pela igreja? Mais uma razão para ser contra as igrejas. Era o que eu pensava.

No entanto, numa tarde de quinta-feira, passando por ali decidi conversar com o frei e sugerir uma benção de bicicletas, o veículo do futuro, o meio de transporte da paz. O Frei Mauro, com seus olhos claros e atentos, ficou surpreso, não conseguiu esconder um sorriso de inquietação enquanto eu explicava-lhe sobre a Bicicletada, os movimentos globais anti-carro e a necessidade de estimular meios de transporte não agressivos ao meio ambiente. O frei gostou da idéia. Disse que era para eu divulgar aos meus amigos, chamar os ciclistas para receberem uma benção de proteção.

Aproveitando a deixa, pedi para ser o primeiro benedictus, e que a aura da minha magrela ficasse envolta pela luz do Senhor. O frei, ainda sorridente, concordou. Pegou seus apetrechos, a água benta, e deu início ao ritual, invocando as energias divinas. Falou diretamente da bike: `Que esta bicicleta encontre caminhos livres por onde quer que vá, que esteja protegida de todas as maneiras, em todas as ruas e avenidas.´ E dá-lhe água benta na bike!

Foi uma experiência muito legal. Sugiro que todos apareçam lá e peçam suas bençãos às magrelas. Cristãos, ateus, hindus, budistas . . . a bicicletada vai se espalhando por todos os credos e aos poucos o imaginário coletivo vai se transformando.

Aproveite e faça a oração de São Jorge.

Share