Uma bicicleta de carga Kona
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Quem acompanha este blog já viu muitas bicicletas de carga por aqui. Primeiro foi a Big Boda e depois este texto sobre as Bicicletas e o Software Livre, onde a World Bike oferece o projeto de uma bicicleta de carga.
Agora quem oferece uma nova opção é a Kona com o modelo Ute.
Esta bicicleta vem com aros 700 e câmbio Shimano Deore, com trocadores Shimano Alivio. Veja aqui mais detalhes sobre os componentes. Da mesma forma que as bicicletas africanas, a Ute tem o bagageiro como parte integrante do quadro, tornando o conjunto bastante resistente para o transporte de cargas e pessoas.
Como a própria propaganda da Ute diz: the UTE can do that better than any car, yak, buffalo, sherpa, or rickshaw. Veja no Bike Hugger uma boa revisão da bike.
Te convidei pra uma participar de uma campanha…
Será que vc quer levar esta idéia pra frente?
Paula
Notei que dentro deste tema não tem mencionado a origem disto tudo (pelo menos fora da Holanda e quejandos): a Xtracycle (http://xtracycle.com) com o seu kit FreeRadical. É por desconhecimento ou por alguma outra razão?
Eles foram os inventores e impulsionadores do conceito nos EUA, exportado depois para África sob a forma da Xtracycle Access Foundation, agora designada de Worldbike.
Um membro dessa crew da Xtracycle, o Ben, esteve envolvido depois numa outra empresa, a Utility Bicycles (http://www.utility-bicycles.com/) onde se propunha vender bicicletas de carga com nomes como Big Boda e Mundo. Essa empresa e site já não existem, ou melhor, agora existem as bicicletas Yuba (http://yubaride.com/).
No início do desenvolvimento da Xtracycle, os fundadores tentaram promover o conceito das ‘longtails’ junto dos fabricantes de bicicletas convencionais. O primeiro a embarcar (embora não imediatamente) foi a Surly, que lançou agora, finalmente, o quadro Big Dummy (http://www.surlybikes.com/new/bigdummy_pop.html e também http://www.surlybikes.com/spew19.html), compatível com os componentes/acessórios Xtracycle, pelo que percebi. Depois veio a Kona Ute, incompatível com a Xtracycle, mas, e depois de ter lido a review no BikeHugger, um produto igualmente interessante. Entretanto a moda começa a pegar, e nos shows da indústria nos EUA já se vêem diferentes protótipos deste conceito. 🙂
Para alguma informação em português sobre a Xtracycle, convido-vos a ver:
http://cenasapedal.com/site/content/view/91/136/ (empresa)
http://www.cenasapedal.com/blog/?s=xtracycle (blog empresarial e de ‘advocacy’)
http://azulebanana.com/anabananasplit/?s=xtracycle (blog pessoal)
Há, faltam as holandesas: a Pack-Max Duo e a Filiduo (muito parecidas), umas ‘longtails’ para transportar até 3 crianças e carga. 🙂 Ex.: http://clevercycles.com/blog/images/family_bike_1.jpg
Fará mais sentido depois de o Renato aprovar o meu primeiro comentário ;-), mas aqui ficam uns vídeos do Kipchoge, co-fundador da Xtracycle, a apresentar a Surly Big Dummy equipada com os acessórios do FreeRadical (excepto o FreeRadical propriamente dito), que ele tem usado na sua tour musical (ele faz parte dos Ginger Ninjas) desde a Califórnia até ao Novo México.
Obrigado pelos comentários, Ana. Estive de férias e na véspera de viajar queimou a fonte do meu computador. Foi bom, tirei 10 dias de férias dos computadores 😉
[…] de carga, estamos bem atrasados neste quesito, basta conhecer as bicicletas Big Boda ou a Kona, entre […]
Uso bike como transporte há décadas, porém de 1 ano para cá apenas elas (pois moro perto do trabalho, o que facilitou abandonar os veículos automotores). Para mim, descobrir a Xtracycle foi realmente um divisor de águas. Comprei um FreeRadical kit no começo de 2008 e mudei uma Gary Fisher 1996 em long tail. Outra opção não mencionada aqui que acho muito legal (também holandesa) é a http://www.bakfiets.nl/eng/photos.php
Boa sorte ao blog e à tentativa de difusão de bikes como meio de transporte e de levar carga. Posso dizer que com minha X-Gary Fisher transporto de tudo, desde meus 2 filhos até componentes para feijoada de 20 pessoas (cerveja incluída).