Capacete: de novo!
Lá no Pedal tem um tópico pegando fogo: Você usa capacete? Qual?
Tudo começou com a marca e modelo. Alguns resgataram um estudo que associa o uso do capacete com um modo de pilotar mais ousado. Outros acharam um estudo que diz que o capacete pode provocar mais danos do que evitá-los. E vai por aí.
Meu conselho: use-o!
Enquanto não se decide sobre qual usar, conheça as B:C:Clettes, um grupo de street performers, todas mulheres que criaram um filmete sobre… Capacetes!!!!!!!
Have you got your sexy on?
[youtube]aCPhv0uAgkw[/youtube]
É, eu vi, e fui um dos que contestou o tal estudo em que os caras estão se agarrando para não usar.
Na minha humilde opinião, exposta lá, o tal estudo (sem nenhum tipo de embasamento ou estatística) simplesmente afirma que acima de X km por hora o capacete não adianta. Até pode ser que sim.
Mas…. qualquer pentelhésimo de chance a mais que o cara tenha em sair menos machucado possível não deveria ser usado?
E ainda. O tal estudo contesta o uso do casco em trechos urbanos afirmando que isso diminuiria o número de ciclistas. Até pode ser que sim, mas eu acrescento: onde é mais arriscado pedalar? No meio dos carros ou no meio do mato?
Abraço
Este assunto dá pano pra manga! Realmente o capacete após uma certa velocidade não resolve nada, tal a magnitude do impacto, mas convenhamos, com os carros e seus equipamentos de segurança também acontece o mesmo.
Agora, em velocidades normais de uso, tanto urbano como esportivo, o capacete pode fazer a diferença entre permanecer vivo ou fazer parte das estatísticas.
Existem alguns defensores da idéia que a obrigação do uso diminuiria o número de usuários de bicicleta. Ora, se tivéssemos motoristas holandeses não precisaríamos dos capacetes para uso urbano. Mas como nossa realidade e a educação no trânsito são outras, é melhor usar, por via das dúvidas.
Eu não defendo a obrigatoriedade do uso, mas aconselho o uso, pois é muito melhor ser usuário de um item de segurança por vontade própria, do que obrigado por lei.
Estes dias, um colega de trabalho, que usa bicicleta para se deslocar, me pediu dicas de capacete para ele, pois o mesmo já havia sofrido algumas quedas e viu a importância do mesmo. No caso dele o preço do capacete pode ser considerado alto, mas prometi ajudá-lo a comprar um mais em conta (com meu subsídio), por que ele, afinal, se decidiu por usar.
Agora, quem não quer usar, que não me encha o saco!
Concordo com vocês: não deixo de usar o capacete nem se for para ir até a esquina pois, tenho guardado até hoje, 2 capacetes quebrados bem na altura do osso frontal por conta de acidentes com queda a velocidades relativamentes altas…bom, nem precisa dizer o que me aconteceria sem o devido capacete!
ALWAYS HELMET!!
Celso.
Pô, um cérebro que consegue conceber a idéia de que não vai se proteger usando capacete talvez não mereça usa-lo mesmo.
Deixa arrebentar!