Cubo interno com 14 marchas: Rohloff
Recentemente a Shimano lançou o Alfine 2010 com nove velocidades. O que eu não sabia é que a Rohloff já tinha um lançado o cubo interno com 14 velocidades: SPEEDHUB 500/14. Ou seja, o sonho de muitos mountain bikers e cicloturistas!
Com três planetários, o novo mecanismo permite, em um pequeno espaço, comportar 14 mudanças de velocidade, com a característica principal dos produtos Rohloff que é a durabilidade. O projeto deste sistema começou em 1990 e apenas em 1999 foi tornado um produto regular com mais de 100 000 cubos já fabricados.
A faixa de redução vai de 1:0,279 para 1: 1,467 com aumentos lineares de 21,6%, com um total de 526% de variação. Uma bicicleta de 27 marchas tradicional (44-32-33 por 11-32) tem 582%, lembrando que apenas teoricamente, devido aos cruzamentos entre pinhão e coroas.
A única recomendação do fabricante e colocar óleo anualmente. O blog happymtb.org testou o modelo e gostou muito embora tenha reclamado do barulho que faz, semelhante a um moedor de pimenta e a dificuldade de trocar marcha sob carga.
Eu não vejo a hora de por a mão em um destes!
Saiba mais:
Cubo interno com 14 marchas: http://bit.ly/bb7aNq
Eu também quero um! O representante deles no Brasil é uma tal de teutobike mas os site dos caras está fora do ar..
Ando com uma MTB Endorfin Speed R equipada com o cambio Rohloff de 14 marchas.
Bike irada especialmente para subidas jah que as marchas vao reduzindo gradualmente com saltos de 13.6%.
Voce sempre acha a marcha certa para o ponto do declive e trabalha no torque ideal. Depois de algumas horas de pedal voce nunca mais vai querer outro cambio. Peso total da bike 11kg sendo bem equilibrado entre frente e traseira. Esse negocio de speedhub que eh pesado eh puro folclore, apenas nao eh comum no BR…mas vai chegar um dia.
Para saber mais eh so dar uma olhada no site da endorfin ou da rohloff ou ainda googlar um pouco; tem muita coisa escrita sobre o Rohloff.
alguém já usou o da shimano? será q é bom como da rohloff? sou mecânico de bike, tenho uma pequena lojinha de conserto, e desejo encontrar um desses, se tiver dentro de minhas posses, pois a mesma é bem pequena.
OLa amigos tbem quero saber como aquiro um deses..
Ola galera nossa! esta cambio e show nota dez gostei muito e quero comprar!
Alguem pode me ajudar abraço a todos