Cubos: um pouco de engenharia
O Bicycle Design voltou do feriado e foi logo postando sobre design de bicicletas, claro! Mas um dos assuntos que me chamou atenção foi o link dele para um site alemão (calma, está em inglês!) que trata de cubos com marchas (geared hubs).
Como sou fascinado por este tipo de mecânica já guardei nos favoritos. O Marco tem até cubos da Sachs da década de 60 para vender! O alemão é doido por desmontar e mostrar os esquemas de funcionamento.
Para quem gosta, lá tem os cubos da Shimano (Nexus, Alfine), SRAM (i-Motion, T3), Fichtel und Sachs, Rohloff, ATC (Nuvinci) e outros.
Aqui vai um esquema de um cubo da Rohloff:

E se alguém duvida da longevidade de um cubo destes veja a quilometragem que Martin e Nadine fizeram, em uma viagem pelo mundo: 65.000 km. Aqui tem um pouco da história deles e este é o blog, em alemão (es tut mir leid!).
Amigo,
sabe me dizer onde comprar o modelo da linha alfine/shimano?
Não sei se já estão disponíveis aqui no Brasil, mas a Caloi lançou uma linha de bikes (Rio Cruz) que vem com um cubo interno, se não me engano de três marchas. Talvez o distribuidor Shimano já tenha alguma coisa. Entre em contato com eles.
TAMBEM SOU LOUCO POR BIKE,SOU FASCINADO NAS ANTIGAS MAS TAMBEN, GOSTODE MOUNTAIN BIKE. CAMPO CERDE MATO GROSSO.
Tenho este cubo para vender aqui no brasil, envio para o brasil todo!
CONTATO: CRISTIANUH@UOL.COM.BR
Gostaria de adquirir um cubo dianteiro (tipo dínamo), que forneça energia elétrica para lanternas da bike. Acho que a Shimano fabrica. Mas não sei onde vende aqui no Brasil.
Haroldo
dá uma olhada no site http://www.cwbbikes.com.br lá tem cubo dinamo e cubo com comutador interno de 8 velocidades.