Dia sem carro em Curitiba

Nós ainda chegaremos lá!
Tímido, para dizer pouco. Transcrevo parte de uma reportagem do jornal Gazeta do Povo:
Capital do automóvel
Hoje, em pleno Dia Mundial Sem Carro, 184 curitibanos sairão das concessionárias com um automóvel novo. Nas ruas, eles se somarão aos 1.180.298 veículos que fazem da capital, proporcionalmente, a mais motorizada do país. De 1999 para cá, o número de veículos na capital paranaense aumentou 50,2%. A frota passou de 684.212 para mais de 1 milhão. Com cerca de 1,8 milhão de habitantes, a média é de quase um veículo por habitante.
Eu vim de bike. Mas o transito estava igual. No ano passado fecharam várias ruas (marechal, etc). Este ano foi só a ridícula Riachuelo. Pode? 🙁
Pode! Você não viu a ciclofaixa da Marechal. É no lugar onde ficam os carros estacionados, mas isto é um recuo, quando você chega ao fim da quadra, tem de entrar no trafego. Coisa de gênio.
Sempre venho de bike, e hj nao poderia ser diferente.
O que eu reparei é que o transito estava igual de manha, mas algumas pessoas indo a pe, e alguns biker diferentes que nunca tinha reparado, pedalando no mesmo caminho.
Quem sabe não façamos a diferença????
aquele
Um dia só é muito pouco… TODO DIA DEVERIA SER DIA SEM CARRO, começar um processo de reversão dessa cultura das cidades onde tudo é feito para os carros… mais ruas para os carros, diminuir a calçada para colocar mais carros, fazer avenidas para mais carros fazerem fumaça… arrumar as calçadas, criar ciclovias são iniciativas somente de DISCURSO e nunka na pratica. LAMENTÁVEL. Mas vamos lá… pedal da 1001 bikes pra tentar mostrar que existem alternativas. Bom post.
JOPZ
O Pedaleiro tem um novo artigo: Dia sem carro em Curitiba. Leia agora: http://bit.ly/app3fz
Primeiro, saúdo vcs: vcs tiveram pelo menos 1 rua fechada e uma pílula de atenção da prefeitura. Recife não teve nada. Depois, saúdo vcs: bem vindo ao meio das cidades que têm ciclovias e ciclofaixas que começam no nada e terminam em lugar algum. Terceiro, um dia é pouco para a pessoa sentir a mudança. Se passar um mês usando a bike, desiste do carro! Eu “agarantio”! Finalmente, vamos começar o trabalho pra 2011, hoje. Senão, nem a Riachuelo fecham no ano que vem!
O fechamento da Riachuelo foi para uma ação educativa de trânsito, apesar de por ali não ter circulado nenhum veículo. Enquanto isto, em uma quadra próxima dali, dois vigilantes agentes de trânsito viam os veículos para sobre a faixa de pedestres e não faziam nada. Deve ser a tal da educação para o trânsito!
O que fez valer o DMSC em Curitiba foi a Marcha das 1001 bikes. Ok, deve ter sido no máximo umas 400, mas é inspirador ver o quanto o número de ciclistas tem aumentado.