E quando o pneu fura?
Furar um pneu é coisa bem comum, ainda mais nestas ruas e estradas brasileiras. Hoje mesmo furei o pneu com um caco de vidro que rasgou o pneu. O pessoal volta da balada arremessando garrafas nos acostamentos e ciclovias, não dá outra.
E o que fazer quando fura um pneu?
Bem, vamos por partes, é muito simples:
- Desmonte o pneu e encontre o furo. Aqui sugiro uma dica que utilizo: ao recolocar o pneu, alinhe o bico da câmara de ar com a marca do pneu ou com outro grafismo. Por que, normalmente, é possível ver o furo pelo pneu e marcando a posição você logo chega na provável posição do furo na câmara.
- Lixe bem a superfície. Para melhorar a adesão da cola, enquanto promove um limpeza forçada da superfície, passe uma lixa fina, grana 180 ~ 220.
- Esvazie bem a câmara de ar.
- Limpe bem a região onde será aplicada a cola. Se tiver algum tipo de solvente, pode ser acetona ou álcool, passe na superfície para retirar qualquer gordura ou sujeira.
- Marque a região onde deverá ficar o remendo. Eu uso uma caneta esferográfica para isto. Deixe o furo no centro da sua marcação.
- Passe a cola. Lambuze bem com a cola a região marcada anteriormente. Não se preocupe se sobrar cola, as sobras podem ser retiradas facilmente. Deixe a cola um tempo ao ar para que os solventes presentes na cola possam evaporar.
- Aplique o remendo. Dê preferência para aqueles remendos prontos, tipo estrelinha, são mais fáceis de aplicar, já vem no tamanho e são de boa qualidade. Não esqueça de comprar em vários tamanhos.
- Aplique pressão. Isto ajudará no processo de vulcanização. Pode ser colocando pesos sobre a região com o remendo, ou até mesmo pisando em cima.
- Encha bem a câmara . Isto poupará aborrecimentos, nada pior que descobrir um remendo mal feito após ter montado a roda, não é?
- Inspecione o pneu. Procure por outros objetos pontiagudos, tais como cacos de vidro, arames, espinhos, etc. Somente recoloque a câmara de ar se tiver certeza que o pneu não tem nenhum objeto que possa furar novamente a câmara.
- Monte o pneu. Use a dica em 1 ou deixe a câmara de reserva.
Depois de algum tempo você vai descobrir que dá para remendar câmaras de ar em qualquer lugar. Eu normalmente ando com duas e só quando chego em casa faço o conserto. O único inconveniente de andar com a cola (ou cimento, como chamam) na bicicleta é que o calor faz a cola vazar e aí já viu a sujeira que faz!
Parabéns Renato, pela bela explicação. Segue umas sugestões de quem já apanhou um pouco pelas estradas. Se porventura furar a câmara logo após alguns km. da primeira troca, faça um pente fino no pneu, tirando-o do aro e colocando no avesso, o que permite uma melhor visualização na parte interna.
Tenha cuidado com o tubo de cola. Se ficar muito tempo sem usar lá dentro da bolsa de guidão, o ideal e trocá-la no mínimo a cada ano, pois devido ao sol ela vai perdendo suas propriedades.
Abc
Heil