Mais espaço para os ciclistas

No jornal Paraná TV 1ª Edição, da RPC, uma notícia chamou a atenção: o vereador Zé Maria propõe a criação de faixas preferenciais para ciclistas. Veja o vídeo da notícia aqui. Ou no Youtube:
[youtube=http://www.youtube.com/v/oTB4hwaJX2U]
No site do vereador encontrei o projeto de lei de sua autoria. Como procurar informações no sita da Prefeitura e da Câmara é como procurar agulha em palheiro, quando tiver mais informações eu informarei.
Zé Maria destaca que “a ciclofaixa é um ‘lembrete’ aos motoristas que se esquecem que a circulação de bicicleta está prevista no Código de Trânsito e o ciclista tem diretos também. No documento está prevista a circulação de ciclistas, quando não existir ciclovias, ciclofaixa ou acostamento, nos bordos das pistas, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a rua, com preferência sobre os veículos automotores”, diz.
Como dá para ver acima, o vereador parece desconhecer o atual CTB, que diz em seu artigo 58 o seguinte:
Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
Mas, pelo menos é uma luz no fim do túnel. A ver, pelo número de vezes que os vereadores se lembraram das bicicletas e dos ciclistas nos últimos tempos, estamos nos fazendo visíveis e ouvidos.
Recebi um comentário do Luis ( e esta notícia está na capa do Bicicletada Curitiba), dizendo que o projeto de Lei que obriga a criação de estacionamento de bicicletas em shopping centers e hipermercados foi vetado pelo prefeito.
Atualização: Acabo de ler no Apocalipse Motorizado que a prefeitura de Curitiba pintou (ou seria apagou) a ciclofaixa criada à revelia. Como bem diz a Lina Faria: Cruelritiba!
Para saber mais:
Caro Renato, se você me permite desejo fazer um comentário como resposta à entrevistada do final da reportagem da rpc. Pode ser que sirva para mais alguns. Ela pensa que ceder espaço para o ciclista vai fazer piorar o trânsito.
Querida, cada ciclista na rua significa um carro a menos, então o trânsito vai é melhorar.
Agora, se você deseja apenas carros nas ruas, não pense que você estará sozinha. Nós vamos também disputar espaço com você. Haverá muitos outros a concorrer pelo espaço. Então será preciso desapropriar casas e edifícios, construir viadutos passando bem pertinho dos prédios existentes, fazer o tráfego de veículos jogar poeira e fuligem nas casas próximas, assim a população poderá ir de um lado a outro da cidade sem tomar conhecimento do que é que existe no meio. Quando o volume de carros trafegando reduzir a velocidade de passagem de novo a 30 km/h devido aos engarrafamentos, então será a hora de começar novamente a destruir e concretar novos viadutos. Talvez então já seja imprescindível algum tipo de purificação do ar de Curitiba, que, hoje, já tem o dobro do nível máximo recomendável de poluentes no ar. Essa é uma visão amena e simplificada das tendências prováveis.
É isso que você acha que é o desejável, e não um mínimo de espaço civilizado para possibilitar o trânsito de ciclistas e seus veículos? Pense um pouquinho mais … e comece a ver o ciclista com outros olhos.
Achei muito “pertinente” a exibição da reportagem da ciclofaixa justamente no dia em que se apagava a única existente.
Outra coisa, por que vetar um projeto que teria custo zero para a prefeitura e incentivaria o uso de bicicletas? Talvez pelo mesmo motivo da divisão da pracinha do Batel, facilitar a vida dos shoppings…
E viva a Harley do Prefeito!!!! êeeeee…..
Quem nasce playboy nunca vai abraçar este tipo de causa.