Pedal de hoje: Saltinho e Ronco
Hoje vi o sol nascer. Eram poucos minutos antes da sete horas da manhã e o sol vinha despontando por sobre a serra do mar. Encontrei com o Antonio na padaria e saímos para uma volta por um caminho já feito outra vez, mas que queríamos repetir.
Saindo da Colônia Murici, seguimos pela estrada do Avencal quase até o final dela. Lá em cima dobramos em uma estradinha à direita e fomos seguindo até chegar na capela de N. Senhora Aparecida, lá no Saltinho da Malhada. Até aqui tudo tranqüilo, pois já conhecíamos de cor o caminho.
Mas, o que há de tão bom neste caminho? A proximidade com a serra do mar. A paisagem é encantadora, a serra fica bem pertinho e a gente sempre combinando uma ida até ela. Já estive por ali em outra ocasião, no pedal da serra.
Um pouco antes de pegar a estrada que leva para o Saltinho da Malhada, a visão da serra era de tirar o fôlego. O dia estava ajudando, não estava frio nem ventando, e a luz do sol colaborou em todas as fotos.
Conversa vai, conversa vem, logo chegamos na capela e um pouquinho antes dela tem uma estradinha, à esquerda, que leva para a represa, pedal este que ficará para outra oportunidade. Seguimos agora em uma estrada bem estreita, mas pavimentada, até um trevo, onde pegamos uma estrada por dentro de plantações que faz um corte e nos deixa em outra estrada principal.
Subimos a estrada, e chegamos logo ao final, para descobrir que não dava em lugar em nenhum. O que não havíamos visto é que uma estradinha, à nossa direita, era a que deveríamos ter subido.
Pegamos a dita cuja e fomos embora por uma trilha usada apenas pelos agricultores em seus tratores: cheia de buracos, erosão e mato. Uma beleza.
Daqui para a frente só estradão. Aproveitei para pegar mais algumas estradas para o ajudar a completar o mapa de São José dos Pinhais no TrackSource. Seguimos para a pedreira e pegamos uma estrada para a Colônia Murici. Antes uma foto da dupla.
Pedal tranqüilo, temperatura agradável, saímos com 14 °C e voltamos com 19 °C, apenas 20 minutos parados e um total de 3 h 20 min de pedal para 69 km. Ascenção total do trecho: 1180 m.
![]() |
Ronco-saltinho_25_05_2008 |
Passeio muito bacana! Bem ao meu gosto hehe!
ola. fuçando na net resolvi ver se tinha alg coisa sobre saltinho, fiquei surpreso pois a pesquisa localizou seus pots, que lindas fotos e obrigado pelos elogios a este pedaco de mundo. moro aqui desde sempre e a gente as x nao valoriza tamanha beleza que nos cerca e protege. aquela foto das serras onde vc diz final do caminho e é mesmo, minha mae nasceu e se criou no pe daquela serra. la se chama poço grande. obrigado e parabens!!!!!!!!!
Obrigado, Alceu. Como você bem disse, a gente não valoriza coisas tão próximas. Felizmente, desde que comecei a pedalar, não me canso de admirar tanta beleza. O interior de São José, ou mesmo, das cidades vizinhas, é muito lindo e vale a pena ser explorado.
Volte sempre!
[…] que os dois novos companheiros de pedal não conheciam. Já escrevi bastante sobre esta região, e não me canso de dizer, vale a pena conhecer. Fica bem próxima da serra do mar e tem […]