Sanyo e sua nova bicicleta elétrica: Eneloop
A Sanyo lançou sua bicicleta elétrica que converte a energia excedente das descidas ou da frenagem em carga para a própria bateria. O sistema, muito parecido com a bicicleta elétrica da Panasonic, permite acumular a energia e fornecer à roda dianteira quando necessário.
A bicicleta elétrica da Sanyo será vendiada a partir de fevereiro de 2009, no Japão, por 136,290 Yen (€ 1,061). A empresa estuda lançar o produto para outros países em um futuro não declarado.
Ficha técnica:
- Motor elétrico brushless com 250 Watts de potência;
- Bateria: Íon-Lítio 25,9 V – 5,7 Ah;
- Carga das baterias: 3,5 horas;
- Peso: 22,8 kg.
O sistema de controle da bicicleta elétrica da Sanyo, chamado de two-wheel drive system monitora o esforço do pedal e aciona ou não o motor dianteiro. O câmbio traseiro é da Shimano, interno com três velocidades. A possibilidade de pedalar com as duas rodas fornecendo potência é similar a dos carros four-wheel drive, transmitindo maior segurança ao condutor.
A autonomia das baterias é a seguinte: não usando o sistema recarregável, 57 km; usando o apenas o sistema de frenagem, 75 km; e usando o sistema regenerativo, 100 km.
A Sanyo, que apenas fornecia componentes, resolveu entrar com tudo neste mercado promissor. No Japão, em 2007, foram comercializadas 238,000 bicicletas elétricas, e o número previsto para 2008 supera as 300,00 unidades.
Fonte: [Bike Europe].
A idéia parece boa. Sempre achei que não aproveitar a frenagem e as lombas era desperdício.
Agora tem duas coisas a serem melhoradas no meu ponto de vista: continuam pesadíssimas e feias pra caramba.
Abraço
É verdade, Zaka. Mas quando as grandes começam a entrar (Sanyo, Panasonic, Giant) é por que eles enxergaram uma grande oportunidade.
Já estão vendendo por aqui alguns modelos, completamente chineses, é claro, mas logo cai na graça dos preguiçosos!
E é uma gracinha de bicicleta, ainda por cima. 😉
Nossa é linda , ! sera que vai demorar a chegar aqui no Brasil
Olá, Christine. Acho pouco provável, mas já vi algumas marcas chinesas de bicicletas elétricas vendidas em grande lojas de magazine. De qualquer forma, o preço seria um grande impedimento.
Oi, pessoal!
Meu sogro comprou uma Ecobike, a chinesa que está a venda no Brasil. É bem pesada em comparação com as outras: 38Kg, 15 Kg só da bateria, que também é bem grande, do tamanho de dois pães de forma. Autonomia: 40Km. Tempo de recarga: 8h. A tração elétrica é traseira, ou seja, mesmo eixo da pedalada. Experimentei, e achei um pouco fraca, numa pequena ladeira ela logo cansou e diminuiu a velocidade, tive que ajudar no pedal. Como não experimentei nenhuma outra, pode ser que todas sejam assim, e eu esteja exagerando na crítica. Mas ela tem algumas vantagens em relação à Sanyo e à Panasonic: Tem farol, piscas e luz de freio, além de freio a tambor na traseira. É isso aí! Um abraço! José Luiz
olá queridos meu nome é Rayler, sou de manaus,vi sua bicicleta no programa boystoy da Histore channel; quando ela chegar em Manaus, já tem dois clientes abraços.
Tudo bem Renato.
Ter uma bicicleta elétrica não indica que o ciclista seja preguiçoso. Imagina que o ciclista irá TRABALHAR de bicicleta. Deverá se esforçar ao máximo para subir morros?
Sempre vejo esses comentários (preguiça do ciclista). Mas cada caso é um caso.
Olá, Renó. Você tem razão, eu mesmo já mudei de ideia ao ver idosos e pessoas com algum déficit de mobilidade utilizando as bicicletas elétricas e ganhando uma liberdade enorme.