São José dos Pinhais – Lapa
Domingo, dia 27/04, dia de programa de índio. Desde que conheci Mandirituba, e que, por sinal, fica bem pertinho de São José (40 km por estradas de chão), logo pensei em uma maneira de chegar até a Lapa. E o dia chegou.
O Junior, da Bike Shop pediu-me para levantar o caminho, passar para o GPS e pedalar para lá. No sábado ele foi fazer o caminho, pois certamente não acreditava nem no GPS, nem no Google Earth, nem em mim. Paciência! Ele acabou se perdendo…

Neblina: começou o outono.
Saímos apenas em sete: Antonio, Dentinho, Gilson, Junior, Pedro, Rui e eu. A meta era não subir na van. Fomos tranquilos pedalando pela Cachoeira e seguindo até Mandirituba, para a primeira parada. Até aí foi sossegado, uma neblina mais seca, nem nos molhamos, e o solo estava sem poeira.

Os tropeiros
Na chegada em Mandirituba, pegamos um single track e o Rui comprou um terreninho por lá. Pequeno, é verdade, mas deu uma esfoladinha leve. Agora, dali para a frente o caminho era novo. Saímos dali rumo a Contenda, nossa segunda parada.
Na parada em Contenda resolvemos comer bem. Paramos em uma panificadora e assaltamos: pão com bolinho, espetinho de frango, risólis, torta alemã, torta de banana, torta de limão, coca-cola, café, etc. A grande vantagem das pequenas cidades é o preço. Eu paguei dois reais em um pedação de torta de banana, deliciosa.

Rumo a Balsa Nova
Saindo de Contenda fomos, agora, em direção a Balsa Nova, cidade menor ainda, e sequer paramos, pegando logo a estrada do Contestado, que no levaria até a Lapa. A esta altura o Rui e o Pedro já tinham subido na van. O Pedro até que tentou pedalar mais um pouco, mas estava sentindo muitas câimbras. Era mais prudente parar.
Seguimos, Antonio, Dentinho, Gilson e eu. Agora num ritmo mais tranquilo, pois o cansaço já era grande. Todo o trecho tem subidas, principalmente depois de Mandirituba, o que nos deixou no prego.

Estrada novinha em folha!
E assim fomos, conversando, rindo, contando estórias, o Dentinho sempre na frente. Muito próximo a Lapa, o sol deu o ar da graça, clareando aqueles belos campos. Foi a primeira vez que passei por esta região e fiquei impressionado com a paisagem. Quero voltar mais vezes.

Os tropeiros de bicicleta!
Números do pedal: veja em São José dos Pinhais – Lapa.
Fotos: Picasa SJP- Lapa.
Muito bom! Quantos km deu?
Renato… algum problema com a foto de BALSA NOVA(DSCN1175)… ela não aparece aqui!
Muito interessante a rota. Passei uma única vêz no Paraná, entre Curitiba e Foz, de ônibus, e achei a geografia e as paisagens incríveis. Vc tem sorte de viver num lugar assim e gostar de vê-lo de bike! Boas pedaladas!
Agora que vi no Trail Guru. 136km é de responsa!
Parabéns Renato!
Roteiro de primeira!! Ficou excelente, muito legais as fotos também! É sempre bom ver os amigos desvendando as estradinhas de terra por aí!
@ Rogério: está sendo mostrada normalmente. Tente um refresh no seu browser. O Brasil é lindo quando visto na velocidade de uma caminhada ou de um pedal.
@ Du: Valeu Du, pena que o meu relato não estava lá muito animado, mas o pedal vale a pena! Já fizeram algum por ali?
@ Rodrigo: Pedalzão! Mas, apesar do sofrimento, tem muita subida, vale a pena. A região é lindíssima.
Muito massa!
E o que significa “subir na van”, é subir na van mesmo? (rsss)
Ainda não Renato, não explorei quase nada por aquela região proxima a Lapa. Mas lembro, na passagem por Mariental, de ter visto uma placa escrita “Estrada para Balsa Nova”, que muito me instigou na ocasião. Com certeza vocês exploraram por ali, parabéns!
@ Catatau:subir na van significa a desmoralização completa perante o grupo. Em outras palavras: fracassou!
Em uma destas que fizemos (170 km até Jaraguá do Sul, não relatada aqui), eu subi na van com 103 km, mas era por causa do meu “joelho”!
Olá,
Tenho muito prazer em ver seu site, seus roteiros são ótimos, passei de speed para mountain a pouco tempo, e pretendo com certeza fazer alguns de seus roteiros. Fantástico o modo como mostra fotos, percurso no gps, etc.
Apenas estou com um problemão meu amigo!
Coisa de dos meses atrás eu via seu site perfeitamente, mas agora, eu entro e só carrega as duas primeiras fotos, independente de eu dar refresh, entrar de novo, reiniciar o pc.
Fico muito triste, pois sei que as informações e imagens são ótimas.
Será que há algo que eu possa fazer?
Obrigado! Paulo
parabéns, muito legal esse site, moro na Lapa e hoje tinha uma galera de bike, uns 20… fiquei com saudades do tempo em que pedalava, quando criar coragem e vergonha na cara, volto kkkkk…
Respondendo ao Du, a estrada do contestado sai depois do pedágio, essa que vc viu a placa é praticamente na divisa entre Lapa/contenda e é um trecho mais fácil,
por dentro de Mariental também tem uma estrada que da para ir até Quitandinha, tem que fazer força… muitas subidas e fácil de se perder.
sucesso e bons passeios.
OI!!Legal estas aventuras na Bike também faço as minhas mas não de maneira tao organizada como a de vocês,gosto muito de Bike tenho uma Caloi dez sportissima 1977!!E que ja me acompanhou em muitas aventuras!!!Muito bom!!Continuem com as aventuras!!Quem sabe nos encontramos pelas estrads!!tudo de bom