Sou legal no trânsito
Sou Legal no Trânsito é uma campanha do Ministério das Cidades que procura instruir os agentes do trânsito (motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres) como se comportar em diversas situações. Foi ao ar em junho de 2010 e eu não vi. Mas achei alguma coisa na internet!
O Cartaz:
Uma piada! Claro que o motorista vai manter a distância se houver uma ciclofaixa. Porque não mostraram uma cena do cotidiano? Afinal, existem ciclofaixas no Brasil? Aqui em Curitiba estamos esperando por um ciclofaixa faz um tempão!
O vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=pr4BTqGA7u8
Já é um alento, não acham. Como trânsito devemos melhorar muito, mas acredito que estas campanhas venham a surtir efeito a médio ou longo prazo, apenas. Este comportamento no trânsito é um modelo de comportamento aprendido, que os mais renitentes não irão abandonar tão cedo. Quem sabe as crianças venham a participar do trânsito de forma mais solidária.
Tem uma página com dicas para os ciclistas conscientes, insistindo para andar no mesmo sentido do trânsito, coisa que já sabemos, mas que uma porção ainda insiste em desrespeitar.
Têm outras, para motociclistas e motoristas, as duas mais longas, que é bom dar uma lida. Aprender nunca é demais, mudar o comportamento no trânsito é demonstrar respeito pela vida. Passa lá!
O Pedaleiro tem um novo artigo: Sou legal no trânsito. Leia agora: http://bit.ly/aaCkL7
O Pedaleiro tem um novo artigo: Sou legal no trânsito. Leia agora: http://bit.ly/aaCkL7
Vi os cartazes desta campanha em João Pessoa. Nunca em Recife, teria notado se aqui tivesse chegado. O video, se passou por aqui, passou uma vez. Acho boa a intenção (o inferno está cheio delas!), mas é muito tímida. Do jeito que a coisa está no tráfego, só adianta criar uma coisa mais impactante, até um apelido pejorativo para os que fazem a coisa errada, para ver se inibe. Se não da para multar quem pedala errado, quem dirige errado seu carro ou moto, tinha de ter um apelido sacana. Musiquinha bonitinha não vai reverter a falta de educação que está muito bem estabelecida. Aqui em Recife, na década de 70, teve uma serie de anuncios com o SUJISMUNDO, personagem que sujava ruas, casas, etc.. NINGUÉM QUERIA SE CHAMADO DE SUJISMUNDO! Ai, respeitavam, jogavam lixo nas latas, etc. Era CONSTRAGEDOR, era! Mas funcionou. Depois tiraram do ar, e o povo caiu na barbárie de novo! Precisamos de um SUJISMUNDO ou TODERRADO, mostrando quem faz porcaria nas nossas cidades!
@Rogério. Tivemos campanhas parecidas por aqui. O Sujismundo é bem antiga, mas a prefeitura criou a figura dos bichos na rua. Veja: Campanha Bichos no Trânsito e Campanha dos Bichos – Fase II. Abraços,
Renato
Interessante a campanha dos bichos. Se devidamente repetidas, pode mesmo criar uma cultura melhor no trânsito.
Legal, mas eles pararam. Acho que os bichos ficaram ofendidos 😉