World Naked Bike Ride São Paulo
Ontem, 14/06/08, foi o dia da bicicletada pelada em São Paulo. Organizado pela Bicicletada tinha tudo para ser um belo movimento, mas não bem isto o que aconteceu.
A hipocrisia e o puritanismo falaram mais alto. No país onde ver uma pessoa dormindo ao relento é normal, onde atear fogo em mendigos e indígenas é normal, pedalar pelado não pode! Afronta a dignidade humana.
Renata Falzoni mostrou o corpo e parece não ter sido importunada pelos “homens da lei”.
Alguns peladões também pedalaram, mas não podiam descer da bicicleta.
A Ana, do Comlimao, perguntou: “tirar a roupa é a melhor forma de mostrar a indignação?”
Pode não ser, é um movimento apelativo, mas dado o grande embate que se faz, para tomar as ruas dos carros, creio que é válido. Como disse a Falzoni, “… indecente mesmo é o desrespeito contra o ciclistas. Ficar nu é uma forma de mostrar como nos sentimos nas ruas, sem acesso e sem mobilidade”.
E você, o que acha disto?
Atualizado: leiam o excelente artigo do Falanstério: Falanstério 62 – Nus Pedalamos, Nus Lutamos!
Veja mais:
Postei um comentário aqui anteriormente sobre o assunto, e nele opinei que não via muita utilidade nesse tipo de ação… mas os conceitos são relativos e, essas tristes imagens me levam à uma grande reflexão sobre o grande preconceito e a hipocrisia que reina (ainda!) na “fogosa” e “liberal” sociedade brasileira, que aceita diariamente e passivamente a invasão diária televisiva-global com suas quase “pornô-novelas” em horário nobre, em que a sensualidade e os corpos nús são expostos como um troféu e afirmação do nosso “alto” grau de tolerância à essas questões… inacreditável!!!!!!!
Celso, doido da vida!!!!
É justamente este o ponto. Quantas vezes andamos pelas ruas e sequer avistamos um policial. Num evento como este chovem policiais. Tem algo de muito podre no reino da Dinamarca!
[…] World Naked Bike Ride São Paulo – Pedaleiro […]
Utilizei sua foto ( ou quase), em que eu e minha filha aperecemos.
Tá la no blog. E como lá escrevi, ainda com dúvidas sobre todos os acontecimetnos( os que antecederam a pedalada e os que vieram depois).
Muita reflexão….
Olá Pedaleiro!!
Venho aqui agradecer pelo excelente artigo!!
Obrigado amigo!!
Abraços
[…] quem precisa de polícia! Depois do entrevero causado pela polícia no WNBR de São Paulo, onde muito se falou sobre o despreparo e a […]