Chris Hoy é um cavaleiro
A rainha Elizabeth II, na tradicional Queen’s New Years Honours, condecorou hoje vários esportistas, entre eles Chris Hoy, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008. Segundo ele:
Ser cavaleiro por montar em uma bicicleta é uma loucura. Porém é, sinceramente, uma honra incrível.
E é mesmo. Tal como aqui, os heróis olímpicos são reverenciados e no caso inglês sagram-se cavaleiros. A partir de agora Sir. Na mesma premiação o piloto Lewis Hamilton também recebeu a ordem de cavaleiro além do roqueiro Robert Plant (Led Zeppelin), o escritor de fantasia Terry Pratchett e nadadora Rebecca Adlington.
[ad#ad-1]
Essa é uma ótima notícia, Renato. Lamentavelmente a imprensa, salvo poucas exceções, no que diz respeito ao ciclismo, dá grande destaque aos que jogam sujo e escândalos tais quais Operación Puerto, CERA etc., e muito pouco destaque a quem realmente merece espaço pelos próprios méritos.
Parabéns a vc, pelo Pedaleiro, e ao Sir Chris Hoy, pela condecoração recebida.
Permita-me apenas uma humilde observação acerca do título que, contrariamente ao que foi publicado em alguns órgãos de imprensa e aqui no Pedaleiro, seria de Cavaleiro (Knight), e não Cavalheiro (Gentleman). A razão é que Cavaleiro, independentemente de se montar ou não a cavalo, é aquele que é condecorado por um nobre (Rei, Principe, Duque ou Bispo)depois de ter conseguido um feito notavel pelo seu pais ou pelo seu nobre. Chris Hoy é, portanto, um cavaleiro, com todos os méritos.
Abraços!
Ivan, muito obrigado pela correção. Não tinha percebido a diferença até você explicá-la. Já estou corrigindo!