Matemática é uma coisa complicada…
Veja o comentário do Mauricio Razera, engenheiro de Trânsito da Urbanização de Curitiba (Urbs):
Os binários são a solução encontrada pelos técnicos de trânsito para melhorar a fluidez de veículos nas ruas, especialmente as que fazem a ligação do bairro com o Centro. “Eles aumentam em 50% a capacidade da via. Para funcionar, procuramos uma via lateral em que o desvio não seja tão grande”, afirma Razera. “Também facilita para os pedestres, aumentando a segurança”, acrescenta. Pelo menos oito binários devem ser concluídos ou iniciados em 2010: Avenida dos Estados/Amazonas (Água Verde); João Bettega e Luiz Parigot de Souza (Portão); Nilo Peçanha e Albino Silva (São Francisco); Alberto Folloni/Marechal Hermes (Ahú); Mario de Barros/Manoel Eufrásio (Juvevê); Padre Germano Mayer/Camões (Cabral); Jerônimo Durski/Gastão Câmara (Bigorrilho).
Interessante, não é? Dá-lhe binário, prefeito Richa, segundo seu técnico, “Também facilita para os pedestres, aumentando a segurança”.
Por que não transformamos Curitiba em um grande binário? Uma rua para ir, outra para voltar!
TOMARA!!! TA PRESCISANDO MESMO!!!!!
ABRAÇO!
Eu também já ouvi este comentário da Rosângela Battistella, do IPPUC. O argumento é que o pedestre precisa olhar só para um lado e por isso a segurança é maior…
Santa Inteligência! Como é que os europeus não pensaram nisso? Ficam restringindo a velocidade para 30 por hora para os veículos motorizados, como se isso fosse garantir alguma segurança aos pedestre….
Sim, Leandro, mas o mais engraçado são os 50 % de aumento de capacidade da via. Como? Tirando uma faixa de estacionamento? Tornando uma rua, outrora calma, em corredor de tráfego?
Binário, faixa exclusiva para ônibus e retirar estacionamento são paliativos. Em menos de 05 anos tornam-se obsoletos. Infelizmente por mais caro que seja, a solução está no metrô, mas até lá aos poucos vamos pagando caro.
O @betoricha e seus binários http://tinyurl.com/yh4jg4c
Dizem que a cidade é do povo. A pergunta é: já perguntaram ao “povo” se aprovam estes binários? Na prática o que se vê mesmo nesses binários é o aumento da velocidade no trânsito e o consequente e maior perigo para os pedestres. Aliás, a rapidez na fluidez do trânsito nesses binários é também sentida pela falta de conforto dos moradores que passam a ter menos sossego, além de rápidas usadas pelos ladrões de carro que obtém vias de acesso de fuga mais eficientes. Que tal respeitar o povo do bairro que elege os políticos para buscar qual a melhor solução?
Neusa, você está coberta de razão. Mas o fato é que “eles” não respeitam o cidadão, muito menos a cidade. Veja estes links: A Prefeitura Continua Arranjando Mais Espaço Para os Carros poderem Correr e Aumentar as Chances de Acertar Alguém e A Pres. Taunay desimpedida para carros. Precisa dizer mais de quem é a cidade?
[…] Matemática é uma coisa complicada… […]