Itapoá – Vila da Glória – Itapoá
Conforme prometido, já criei a rota no bikely mostrando o trajeto em um dos passeios que fiz: Itapoá, povoado do Saí Mirim, Vila da Glória, Jaca, Figueira do Pontal, Itapoá.
O trajeto é tranqüilo, mas duas coisas o tornam um pouco pesado para os iniciantes: um deles é o areião. Não parece, mas pedalar na areia solta, seca ou molhada (o que foi o meu caso) é de matar. Como havia trechos muito longos com este tipo de piso, a velocidade só cai. Outro trecho é uma subida, depois de tanto caminho plano, com poucos sobe e desce, aparece uma bem razoável. Eu a fiz nos dois sentidos, não sei precisar a altura que subi, mas pelo menos a descida é fascinante.
Bem no topo deste trecho pode-se avistar a baía da Babitonga, um lugar excepcionalmente bonito.
A foto abaixo é um pouco antes de chegar na bifurcação para a cachoeira do Casarão.
Pedalando mais um pouco chega-se a tal bifurcação. Mais uns 900 metros e pode-se ver o famoso casarão, em estilo enxaimel, construído por uma família alemã, no começo do século passado. Por módicos R$3,00 você pode conhecer a cachoeira. Infelizmente não a conheci, pois como havia chovido muito pela manhã, e nos dias anteriores, a trilha, no meio da floresta, estava intransitável.
Logo após descer a serra, nova bifurcação, agora na Vila da Glória. À direita chega-se no estaleiro e no cais do Ferry Boat, e à esquerda o povoado de Vila da Glória. Até aqui meu ciclocomputador marcou 26 km.
Seguindo em frente, mais pedal até a Jaca. Lá peguei à direita em direção a Figueira do Pontal. Aqui já marcava 38,4 km, e logo adiante começa a parte asfaltada. Depois de tanto areião, um pouco de asfalto até que não faz mal. Até chegar no corpo de bombeiros, ponto de partida foram 48,9 km.
ja fui nessa cachoeira fui com uma pessoa muito especial pra mim,meu ex noivo q mora em vilarejo chamado sai mirim,foi otimo