São José – São Bento do Sul

Hoje fizemos o passeio comentado aqui. Mas como eu mais três loucos achamos que o pedal seria curto resolvemos sair de São José pedalando. Largamos as 6:03 da madruga, céu escuro e temperatura por volta dos 7 °C, isto na cidade. A medida que fomos nos afastando do centro, pela BR-376, começamos a ver geada, fraca, é verdade, mas que tinha, tinha.

A pedalada até Tijucas do Sul deu 51 km e faltando uns 5 km para chegar na cidade o pessoal passou por nós. Dentro da van todos os vidros embaçados demonstravam o frio que estava aqui fora.

O pessoal logo retirou as bicicletas da carreta e começamos o pedal rumo a São Bento do Sul, o que daria mais 70 km. Apesar do frio, o passeio foi muito bom. A região de Tijucas do Sul é um pouco mais plana, com várias plantações, mas que no passado dependia exclusivamente da extração de erva-mate.

Logo chegamos a divisa do Paraná com Santa Catarina, no rio Negro. Um pouco antes da divisa o relevo já começou a mudar com muitos morros e com isto as subidas. Até chegarmos a Bateias de Baixo (distrito de Campo Alegre) elas eram relativamente pequenas, mas de Bateias até a entrada de Campo Alegre elas começaram a ficar mais extensas. Enfrentamos um trecho em que a rodovia estava em obras, com muita terra solta, mas como o movimento de carros era pequeno passamos com facilidade.

Chegamos no trevo de Campo Alegre e quando pensávamos que o problemas tinham terminado pegamos um trecho com 6 km de subida. Parecia que não iria acabar nunca. Eu não estava mais agüentando pedalar, o odômetro já tinha passado dos 100 km rodados, mas como eu estava na frente da turma, com uma boa folga fui até o fim, um pouco antes de entrar em S. Bento do Sul. Total da brincadeira: 118 km rodados. Bati o meu recorde, que era singelos 90 km.

Como no final só ficou o pessoal que pedala melhor chegamos a tempo de almoçar e melhor, voltaríamos mais cedo para casa.

- Total do trecho: 118 km
- Tempo de pedal: 5:57 h
- Velocidade média: 19,8 km/h
- Acumulado do mês: 118 km